3 no Som

gaita, violão e percussão

Música

Criado em 2010 no Instituto de Artes da UNESP, o grupo 3 no Som é formado por Bruno Mota (percussão), Caio Chiarini (violão) e Diego Sales (gaita).

Apresentando repertório de música instrumental brasileira, o grupo tem sonoridade particular definida pela própria formação instrumental, que explora nos seus arranjos diferentes possibilidades sonoras de uma formação reduzida. Através da prática da improvisação e criação, as apresentações tem caráter espontâneo e original.

Em 2014 e 2015 o grupo foi contemplado pelo edital de intercâmbio e difusão cultural do Ministério da Cultura do Brasil, que culminou em turnês pela Itália e França respectivamente. Nesta experiência realizou concertos didáticos e palestras na Progetto Musica Associazione Culturale e Artistica e na Universitè Paris-Sorbonne, dedicando-se à divulgação da cultura brasileira no continente europeu, expondo e contextualizando gêneros musicais brasileiros como o forró, samba, choro, frevo, maracatu, ijexá e a música instrumental brasileira. Em 2016 surge o primeiro álbum do grupo, que possui participações especiais de artistas como Guinga, Nailor Proveta, entre outros.

O trio já participou de eventos na rede SESC, Prefeitura Municipal de São Paulo (PMSP), Prefeitura Municipal de Mogi das Cruzes, eventos em parceria com o Projeto Guri (AAPG) dentro de unidades da Fundação CASA - SP, atividades em congressos de arte-educação e em diversas casas de espetáculo do Estado de São Paulo e de outras regiões do Brasil.
Os integrantes do grupo mantêm atividades de pesquisa na área da música junto ao Instituto de Artes da UNESP.

Suas referências musicais são compositores e instrumentistas como Hermeto Pascoal, Guinga, Jacob do Bandolim, Luiz Gonzaga, Cartola, Milton Nascimento, Egberto Gismonti, Moacir Santos, João Bosco entre outros. O repertório é composto por músicas dos referidos compositores e autorais.

Em 2013, o 3 no Som criou o projeto "Sai da Toca", que tem como proposta intervir nos espaços públicos (ruas, praças e avenidas) com apresentações musicais. Este projeto já contou com a participação e apoio de artistas e grupos como Chico Saraiva, Chaiss na Mala, Bloco, Banda ou Coisa Parecida, entre outros

Contato
http://www.3nosom.com(11)9 6423 09883nosomcontato@gmail.com
A ideia de que a rua é o maior palco para efetivar a real democratização da música para as pessoas.