Cia Los Xerebas

Cinema - Cultura Popular - Palhaço - Teatro - Video

Los Xerebas é uma companhia Teatral surgida em 2008 em Guarulhos/SP tornando-se o coletivo pioneiro a trabalhar técnicas de improvisação integradas à linguagem do “clown” na cidade.
A máscara foi integrada como linguagem e pesquisa cênica, nesta miscelânea o grupo adquire uma forte vertente popular e faz com que suas apresentações e intervenções sejam uma possibilidade de intenso encontro criativo entre os artistas e a plateia presente.
A Cia. surge a partir da reunião de artistas de diferentes referências culturais que ao se juntar integraram diversos elementos artísticos dando forma a diversidade presente em todos os espetáculos criados desde então, o grupo já realizou inúmeras apresentações e intervenções nos mais diversos espaços, entre eles, o espaço da rua, que se configurou como uma marca do grupo sempre em busca de ir onde o seu público está.
A Cia. acredita que o artista de rua pode ressignificar os espaços e as relações por meio de sua arte, devolvendo às ruas e praças sua função de espaço coletivo, de espaço democrático. Trata-se de uma postura filosófica do grupo que se ampara em conceitos de liberdade e transformação social abordados nos espetáculos que apresentamos nos espaços públicos.
Seguindo em luta com muita alegria e muita dedicação, aprofunda estudos e pesquisas que levam a explorar outras vertentes, como o audiovisual, que resultou no documentário de longa metragem Xerebas.DOC, lançado em 2015 e disponível no link ( https://www.youtube.com/watch?v=W28MbisFRgc ) o filme narra a trajetória de sete anos da Cia e fez parte do projeto Trilogia Xerebística, contemplado pela Lei Municipal de Fomento ao Teatro e à Dança na Cidade de Guarulhos.

Contato
http://www.xerebas.com 11 97955481511 966728773janaina_reis@live.com
A rua é um espaço democrático por excelência, na medida que o grupo avança suas pesquisas é que vai se descobrindo pertencente a este espaço por acreditar que a arte tem o poder de ressignificar espaços e relações. Trata-se de uma postura filosófica do grupo que se ampara em conceitos de liberdade e transformação social abordados nos espetáculos que apresentamos nos espaços públicos.