Festival Internacional de Músicos de Metrô acontece em São Paulo

17/10, 15:06 h- Evento reúne músicos de rua brasileiros e internacionais
Acontece entre os dias 22 a 27 de outubro o segundo Festival Internacional de Músicos de Metrô em São Paulo. O evento é organizado e idealizado por Marcelo Beraldo, que em 2009 saiu pelo mundo registrando o trabalho dos buskers, como são conhecidos os músicos de rua internacionalmente.

Com o nome de Red Bull Sounderground, o evento receberá artistas de oito cidades: São Paulo, Barcelona, Berlim, Londres, Montreal, Moscou, Nova York e Paris. As linhas do Metrô Azul, Verde, Amarela e Vermelha será o ponto de encontro dos artistas com a população, com nove estações recebendo músicos de diversos tons e nacionalidades. A Praça Victor Civita, em Pinheiros, receberá o encerramento do evento. Todas as apresentações são gratuitas.

De acordo com Beraldo, os critérios de avaliação para escolha das cidades e participantes incluiu uma viagem com um roteiro extremamente longo (quatro meses) por vários cantos do planeta e também a procura por artistas de rua originais. “Avaliamos técnica, carisma, representatividade de sua cultura local, originalidade e adaptabilidade ao nosso conceito. Além da análise individual, procuramos analisá-los de maneira conjunta a fim de termos certeza da abrangência de gêneros musicais e proposta cultural”, explica.




Entre os destaques dos artistas de rua brasileiros que estão na programação do festival, estão os músicos Rafael Pio, Barbara Marques, Emerson Pinzindim, e os grupos Concerto de Rua, O Bardo e o Banjo, Duo Foleritmia e Trio Labuta. Os horários das apresentações vão das 12h às 18h, porém a agenda nas estações está sujeita a alteração sem aviso prévio.

Para Claudio Andrade, diretor de Atendimento da ViaQuatro, administradora da Linha 4 – Amarela, a realização  do festival no espaço da estação Pinheiros é um meio de democratizar e difundir a cultura. “Nosso objetivo é promover o acesso dos usuários a uma experiência musical diferenciada durante o trajeto da sua viagem. Esse é um meio de proporcionar não só momentos de entretenimento como também a oportunidade de assistir a apresentações musicais de várias partes do mundo sem precisar mudar o itinerário diário”.

Contudo, como nós paulistanos sabemos, eventos desse porte são a exceção, e não a regra, infelizmente. Mas, a iniciativa é válida e bem-vinda para quem precisa sobreviver da arte e para quem precisa apreciá-la. 

Por Equipe Artistas na Rua
11/05 Festival itinerante de artistas de rua ocorrerá de 13 a 27 de maio, em São Paulo
26/10 Avanço! - Paredes do batalhão do Choque vão receber arte de rua
25/10 Exposição em São Bernardo - Ocupação Urbana
24/10 Arte Urbana na Zona Leste!
24/10 O Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro inaugurou no dia 15 de outubro, a exposição “Dentro | Fora: Arte e Grafite no MAM Rio”,
24/10 Confira obras espalhadas pela cidade que merecem sua atenção
24/10 Projeto "Cadeiras Vazias"
19/09 FESTIVAL DE ARTES DE RUA
26/05 Pesquisa - Como vivem os artistas de rua
19/03 FESTIVAL DE TEATRO ACONTECE EM PARQUES MUNICIPAIS
06/02 Existe Arte de Rua em SP
03/02 Aprovação definitiva do PL 489/2011,
01/02 Maratona das Artes - Carta de Agradecimento
27/01 Denúncia de violência e furto!
25/01 ATENÇÃO ARTEIROS - IMPORTANTE
25/01 TopCenter apoia a iniciativa da Maratona das Artes
24/01 Maratona das Artes recebe apoio oficial da SPTuris
20/01 Maratona das Artes
18/01 Vem aí: Maratona das Artes!
16/01 VAI Lança Edital 2013 - São Paulo
09/01 Se existe Arte e Cultura em São Paulo, existe Amor!
17/12 Convite: assembleia de fundação da Associação Artistas na Rua
14/12 Maratona Cultural: Orquestra na Rua
21/11 Vídeo Guerrilha – Artivistas te convidam a debater e mudar a Rua Augusta!
17/10 Festival Internacional de Músicos de Metrô acontece em São Paulo
25/09 Novo espaço para os artistas de rua
04/09 Está no ar o site "Artistas na Rua"!