FESTIVAL DE ARTES DE RUA

19/09, 12:38 h- PRAÇA ELIS REGINA RECEBE APRESENTAÇÕES DE ARTE DE RUA
Neste sábado, dia 21 de setembro, acontece a 1ª edição do Festival de Artes de Rua Praça Elis Regina. Organizado de forma independente por artistas e moradores da região do Butantã, o evento prevê a ocupação artística dos espaços públicos e também será aproveitado para reivindicar a abertura do Parque Chácara da Fonte e a implementação de um projeto cicloviário para a região, já prometido pela prefeitura.

O Festival terá apresentações de dança, artes visuais, vídeo-projeção e outras intervenções artísticas, como encenação de teatro das companhias Parlendas e Sassaricando. Já a música contará com performances de Jazz, Clássico, música brasileira e experimental e destaque para a Orquestra de Berimbaus do Morro do Querosene, que encerrará a programação do evento.

De acordo com as bandas Chaiss na Mala e Cabaré Três Vinténs, organizadores do evento, a ideia de realizar o festival nasceu somente com uma simples participação dos dois conjuntos no local. Porém, em menos de um mês a modesta apresentação de dois grupos deu lugar a um festival com 60 artistas. Segundo Rob Ashtoffen, o principal objetivo é levar até o espaço público a arte de rua e mostrar aos moradores da região e de outros bairros a necessidade e importância da iniciativa popular para mudar o bairro e até mesmo a cidade em que se vive. “Como artistas de rua, nós vemos esse dever cívico como essencial à nossa arte. O cerne da política e da arte é estabelecer outras possibilidades de relação com o público, mais dinâmica e também mostrar que a cidade de São Paulo passa por um processo de ‘concretação’ e isolamento pelos verticalizados monumentos prediais”, explica.

Já Henrique Mendonça destaca a importância de olhar para o bairro do Butantã como uma região que necessita de mais locais para que seus artistas se apresentem. “A diversidade de grupos que convivem no mesmo espaço torna possível o encontro entre músicos de Jazz, sambistas, grafiteiros, entusiastas da cultura popular brasileira e grupos de dança, mas a falta de espaços dedicados à cultura é evidente. Os equipamentos públicos estão reativamente distantes, e tem sido necessário atravessar o rio Pinheiros para encontrar locais para se expressar. A Praça é bonita, mas mal utilizada. Uma ocupação artística eventual pode se tornar permanente se houver condições para isso”, relata.

Os organizadores ressaltam e solicitam a todos que comparecerem ao evento, de não esquecerem de preservar o espaço público, jogando o lixo no ambiente apropriado para isso e também de contribuir com os artistas de rua, que se apresentarão de forma gratuita, mas que precisam “passam o chapeú” como uma forma de remuneração singela. Aos poucos, cada região e cada morador da cidade de São Paulo tomará consciência da importância de ocupar os espaços públicos com arte e democracia. Participe e ajude a transformar nossa cidade. 


Festival de Artes de Rua Praça Elis Regina
Data: 21 de setembro de 2013
Horário: 14h às 22h
Entrada: Gratuito, é incentivada a contribuição direta aos artistas.
Local: Praça Elis Regina, altura do nº 1600 da Avenida Corifeu de Azevedo Marques, próximo à estação Butantã do metrô.
Contato: festivalelisregina@gmail.com
Mais informações: https://www.facebook.com/events/232167266938111/
Artistas Relacionados
Cabaré Três VinténsChaiss na Mala
26/10 Avanço! - Paredes do batalhão do Choque vão receber arte de rua
25/10 Exposição em São Bernardo - Ocupação Urbana
24/10 Arte Urbana na Zona Leste!
24/10 O Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro inaugurou no dia 15 de outubro, a exposição “Dentro | Fora: Arte e Grafite no MAM Rio”,
24/10 Confira obras espalhadas pela cidade que merecem sua atenção
24/10 Projeto "Cadeiras Vazias"
19/09 FESTIVAL DE ARTES DE RUA
26/05 Pesquisa - Como vivem os artistas de rua
19/03 FESTIVAL DE TEATRO ACONTECE EM PARQUES MUNICIPAIS
06/02 Existe Arte de Rua em SP
03/02 Aprovação definitiva do PL 489/2011,
01/02 Maratona das Artes - Carta de Agradecimento
27/01 Denúncia de violência e furto!
25/01 ATENÇÃO ARTEIROS - IMPORTANTE
25/01 TopCenter apoia a iniciativa da Maratona das Artes
24/01 Maratona das Artes recebe apoio oficial da SPTuris
20/01 Maratona das Artes
18/01 Vem aí: Maratona das Artes!
16/01 VAI Lança Edital 2013 - São Paulo
09/01 Se existe Arte e Cultura em São Paulo, existe Amor!
17/12 Convite: assembleia de fundação da Associação Artistas na Rua
14/12 Maratona Cultural: Orquestra na Rua
21/11 Vídeo Guerrilha – Artivistas te convidam a debater e mudar a Rua Augusta!
17/10 Festival Internacional de Músicos de Metrô acontece em São Paulo
25/09 Novo espaço para os artistas de rua
04/09 Está no ar o site "Artistas na Rua"!